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ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

 

A Orientação Educacional cuida do atendimento e do acompanhamento individual dos alunos em seus aspectos acadêmicos e da inter-relação do estudante com a instituição, professores e eventuais dificuldades pessoais que possam afetá-lo durante seu período de estudos.

Com o objetivo de acompanhar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e de avaliar as suas possibilidades de sucesso ao longo do ano letivo, realizou-se a confecção do guia de Orientação para Hábitos de Estudo, uma vez que se verifica, no âmbito pedagógico, uma relação direta entre a rotina estudantil e a aquisição do conhecimento, cujos efeitos são capazes de minimizar ou sanar as dificuldades que porventura os alunos possam encontrar durante a sua formação acadêmica.

Atendimento ao aluno

  • Atendimento individual

O atendimento individual ao estudante pela Pedagoga acontece através de apoio e aconselhamento sociopedagógico num contexto confidencial e seguro, sobre qualquer aspecto que constitua problema para o aluno no ambiente da Instituição. O atendimento é feito por procura espontânea do estudante, por encaminhamento dos coordenadores, professores do curso ou por solicitação da equipe sociopedagógica quando identificada a necessidade de intervenção quanto às situações de aprendizagem.

Sendo o pedagogo um terapeuta da aprendizagem, esse profissional trabalha pela superação das dificuldades de aprendizagem bem como dos distúrbios que interferem negativamente nesse processo como:


- Déficit de atenção / Hiperatividade;
- Disortografia;
- Dislexia;
- Discalculia;
- Dificuldade de adaptação social;
- Dificuldade de aceitação de regras de comportamento;
- Falta de interesse e valorização do aprendizado;
- Dificuldade de leitura e escrita.

Os instrumentos para a realização do diagnóstico:

- Avaliação do nível pedagógico (nível de escolaridade) e outros.


Os instrumentos de intervenção pedagógica, a fim de proporcionar meios para que o sujeito supere as dificuldades observadas no diagnóstico:


- Acompanhamento pedagógico durante o semestre por encontros semanais com duração de 30 a 40 minutos;

- Encaminhamento do aluno para atendimento por outros profissionais (psicólogo, fonoaudiólogo etc.) a partir de avaliações pedagógicas;

- Atendimento aos pais para fornecer orientações;

- Orientação aos professores sobre a melhor forma de ajudar, em sala de aula, aquele aluno com dificuldades de aprendizagem;

- Aplicação de estratégias de aprendizagem, respeitando as características e necessidades individuais.

  • Atendimento em Grupo

A intervenção em grupo é realizada por meio de encontros semanais com o objetivo de facilitar as relações no contexto de sala de aula, favorecendo o crescimento do senso ético e profissional e o bom aproveitamento do trabalho em equipe.

 

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