/ IFSP desenvolve aplicativo e mapas em projeto para monitoramento de mosquitos Aedes

2017.04.13 projeto1O IFSP São Carlos está participando como parceiro do projeto Aetrapp, vencedor do Desafio de Impacto Social Google 2016. O projeto é executado pelo WWF-Brasil, com recursos da Google.org e Fundação Oak, e tem como objetivo o monitoramento cidadão de focos de mosquitos Aedes em comunidades urbanas. Com o projeto espera-se fornecer ferramentas necessárias para a atuação da população no monitoramento de focos de mosquitos transmissores de dengue, zika, chikungunya e febre amarela, por meio de um aplicativo para a contagem automatizada dos ovos de mosquitos e um mapa online para a comparação da situação em diferentes localidades.

O desenvolvimento do aplicativo e dos mapas online ficaram sob a responsabilidade do IFSP sob coordenação do professor André Di Thommazo. Os alunos Paulo Henrique de Oliveira Santana, Adenilson Noronha da Silva Junior e Estevão Henrique Coelho estão implementando a solução.

Nos dias 28 e 29 de março o aluno Estevão Henrique Coelho participou do piloto de implantação da solução em Rio Branco, no Acre. Durante o evento ele apresentou o aplicativo desenvolvido e treinou a equipe na utilização da ferramenta. No evento estavam reunidas mais de 100 pessoas que participarão como multiplicadores e supervisores no piloto do projeto em Rio Branco.

2017.04.13 projeto2

Além do IFSP, participam do projeto EMBRAPA, IFAC e UFAC. Ao final do projeto, caso esse se consolide como uma metodologia viável, pretende-se difundir o Monitoramento Cidadão do mosquito Aedes em todo território nacional, inclusive na cidade de São Carlos.