/ Apresentação

APRESENTAÇÃO

A atual gestão apresenta para o período de 2013 a 2016 um plano completo e consistente que consolidará a instalação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus São Carlos como Instituição de Ensino Tecnológico e em suas diversas vertentes, possibilitando redes para troca de experiências democráticas com outras instituições, incorporando as novas tecnologias sociais para propiciar uma nova forma de relação com o saber e de capacitação das pessoas, marcada por aprendizagens permanentes e cooperativas, e gestão dinâmica das competências. Esse contexto cria o campo para o questionamento radical das práticas tradicionais de ensino e de administração da instituição pública com a atualização e multiplicação de experiências inovadoras como as das escolas democráticas. A Diretora Geral, Profª Drª Wania Tedeschi, tem uma trajetória que vai desde uma rica vivência como aluna e depois como professora da instituição, nas várias transformações (ETFSP-CEFET-IFSP), credenciando-a a continuar enfrentando, como Diretora, os desafios futuros desta instituição.

 

Profª Drª Wania Tedeschi

Diretora Geral do campus

 

 


 

São atividades da Direção Geral: 

 

 

I.             Dirigir e orientar as atividades do Câmpus zelando pela integração e compatibilidade dos programas de trabalho;

 

II.            Coordenar e acompanhar as atividades de natureza administrativa relacionadas a recursos humanos, materiais, equipamentos e instalações físicas do Câmpus;

 

III.           Acompanhar e supervisionar as atividades escolares e educacionais;

 

IV.           Propor ao Reitor medidas e estudos para o aprimoramento dos métodos e técnicas de trabalho em sua Diretoria Geral;

 

V.            Propor ao Reitor a designação e dispensa de servidores para funções de confiança de sua Diretoria Geral;

 

VI.           Elaborar relatórios de desempenho dos serviços sob sua responsabilidade;

 

VII.          Acompanhar, supervisionar e avaliar a execução dos planos, programas e projetos do Câmpus, propondo, com base na avaliação de resultados, a adoção de providências relativas e reformulação dos mesmos;

 

VIII.         Controlar a execução das atividades desenvolvidas pelas Diretoria Adjuntas e Coordenadorias, a ela subordinadas;

 

IX.           Propor e aprovar o calendário das atividades escolares do Câmpus;

 

X.            Propor ao Reitor a criação ou extinção de cursos regulares para o Câmpus;

 

XI.           Indicar servidor (es) que irão assinar solidariamente com o Ordenador de Despesa, os documentos de ordem orçamentária e financeira para providências de pagamentos;

 

XII.          Aprovar a execução da prestação de serviços à comunidade;

 

XIII.         Designar comissões de trabalho, estudos ou definir outros mecanismos pertinentes para desenvolver as atividades do Câmpus;

 

XIV.         Solicitar ao Reitor a abertura de processo seletivo para contratação de docentes substitutos;

 

XV.          Convocar a qualquer momento os servidores para reuniões de trabalho, eventos e outras atividades de interesse do Câmpus, de acordo com a legislação;

 

XVI.         Autorizar o deslocamento de servidores para execução de serviços fora do Câmpus;

 

XVII.        Presidir os órgãos colegiados que existirem no Câmpus;

 

XVIII.       Dar condições para o funcionamento das atividades desenvolvidas pelo Grêmio Livre Estudantil e Centros Acadêmicos do Câmpus;

 

XIX.         Autorizar programas de capacitação profissional dos servidores a fim de garantir o bom desempenho das funções atribuídas aos mesmos;

 

XX.          Assinar convênios de estágio e certificados;

 

XXI.         Designar servidores para coordenar eventos do Câmpus;

 

XXII.       Emitir menção de elogio e ou agradecimento a servidores, órgãos públicos ou pessoas físicas e jurídicas que tenham prestado serviços relevantes ao Câmpus;

 

XXIII.      Auto-avaliar o desempenho da Administração Escolar juntamente com as Diretorias Adjuntas e Coordenadorias;

 

XXIV.      Participar da avaliação global do trabalho desenvolvido pela Reitoria;

 

XXV.       Promover a articulação entre os Câmpus;

 

XXVI.      Representar o Reitor do IFSP quando solicitado;

 

XXVII.    Exercer o poder disciplinar sobre o corpo discente;

 

XXVIII.   Apoiar e incentivar ações que visem o fomento da cultura de inovação, de tecnologia social e de empreendedorismo tanto no âmbito do Câmpus quanto na região na qual está inserido;

 

XXIX.      Acompanhar e avaliar junto à Diretoria Adjunta de Ensino os relatórios dos projetos desenvolvidos pelos docentes;

 

XXX.       Definir a forma de registro da assiduidade e da pontualidade dos servidores;

 

XXXI.      Emitir portarias de nomeações para comissões internas, atividades específicas do Câmpus e coordenações que não sejam objeto de ocupação de funções gratificadas ou cargos de direção;

 

XXXII.    Responsabilizar-se pelos bens patrimoniais pertencentes ou em uso nos ambientes de responsabilidade da Direção Geral;

 

XXXIII.   Executar seu orçamento de conformidade com a legislação vigente, especificamente no que se refere a:

 

XXXIV.  Autorização de despesas e pagamentos, bem como cancelá-los;

 

XXXV.   Aprovação das Prestações de Contas de Suprimentos de Fundos, responsabilizando-se pelas despesas apresentadas pelos supridos propostos;

 

XXXVI.  Autorização para realização de despesas, a emissão e o cancelamento do respectivo empenho ordinário, global ou estimativo e o seu pagamento, respeitando os limites orçamentários e financeiros disponíveis;

 

XXXVII.Movimentação de recursos orçamentários e financeiros atribuídos ao Câmpus, tratando-se de Unidade Gestora Executora, e para tal movimentação: assinar Notas de empenho, relação de Ordens Bancárias Externas e Ordens de Pagamento;

 

XXXVIII. Nomeação de servidor para proceder o registro da Conformidade dos Registros de Gestão conforme a Instrução Normativa da Secretaria do Tesouro Nacional nº 06/07;

 

XXXIX.  Nomeação de comissão, em conformidade com a Instrução Normativa da Secretaria de Administração Pública IN-SEDAP nº 205/88;

 

XL.         Aprovação dos Inventários Físicos dos Bens Móveis e Imóveis, responsabilizando-se pela situação apresentada pela comissão, ou procedendo a sua tomada de contas;

 

XLI.        Autorização de concessão de diárias e passagens, através do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens – SCDP;

 

XLII.       Demais competências delegadas pelo reitor;

 

XLIII.      Submeter-se às competências dos órgãos de Controle Interno e Externo da Administração Pública;

 

XLIV.      Responder perante o Tribunal de Contas da União, pelas práticas de atos de gestão orçamentária, financeira e patrimonial, em desacordo com os preceitos das leis e normativos internos de órgãos superiores ou a qual esteja vinculado, aplicáveis à matéria;

 

XLV.       Estar em consonância com a Legislação Federal, normas e instruções dos órgãos competentes e normativos internos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP;

 

XLVI.      Colaborar no levantamento necessário, realizar análises e consolidar propostas para integrar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Câmpus;

 

XLVII.     Coordenar e orientar os trabalhos de construção e discussão do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI no Câmpus, pautados nos documentos norteadores emanados pela Reitoria e/ou por Comissão designada para este fim;

 

XLVIII.    Criar estratégias que garantam uma maior participação da comunidade em todas as instâncias do processo de discussão, construção e aprovação do PDI no Câmpus;

 

XLIX.      Assegurar ao cumprimento das propostas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), no plano estratégico, delegando aos setores do Câmpus atribuições para o acompanhamento das ações e monitorar o cumprimento das propostas consoante aos instrumentos legais balizadores, bem como aos percentuais entre as modalidades de ensino previstas em lei;

 

L.         Executar outras atividades pertinentes que lhe forem atribuídas pelo Reitor.

 

LI.        Definir quais servidores serão os supridos e os elementos de despesa.

 

 

 

 


 

 

EQUIPE

 

DCL - Diretora Geral

Wania Tedeschi

 

CDI – Coordenadoria De Apoio À Direção

Elisângela Vieira Andrade Escarabelo – Coordenadora de Apoio à Direção

Daniela Amorim Fontes - Assistente em Administração

 

Sala 119

Telefone: (16) 3509-1596