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Eixos avaliados no Relatório de Autoavaliação Institucional ano 2015

EIXO 1 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
1.1 Como você avalia a Comissão Própria de Avaliação - CPA do seu câmpus?
 
2016.08.11 grafico cpa

(1) não conheço      (2) insuficiente   (3) suficiente   (4) muito boa   (5) excelente
 

dis = discente / doc = docente / adm = técnico-administrativo

 

 

Clique na imagem a seguir para acessar mais informações da CPA:

2016.08.11 imagem CPA para site

 

 

Comissão Própria de Avaliação - CPA?

A partir da Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, cada Instituição de Ensino Superior passou a ter que constituir uma Comissão Própria de Avaliação – CPA.

A CPA é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico. Para tanto, a comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A metodologia de trabalho está centrada resumidamente na aplicação de questionários (direcionados aos diferentes setores da rotina acadêmica) e na análise dos principais documentos institucionais. Os resultados das atividades avaliativas são apresentados aos órgãos colegiados superiores e ao INEP através de relatórios.

É importante ressaltar que os processos de avaliação interna são fundamentais para a tomada de decisão e para a melhoria contínua da qualidade acadêmica.

 

DIRETRIZES PARA A AUTO-AVALIAÇÃO

O processo de auto-avaliação deve fornecer uma visão global da instituição sob uma dupla perspectiva, segundo o documento Diretrizes para a Auto-avaliação das Instituições:

§ o objeto de análise é o conjunto de dimensões, estruturas, relações, atividades, funções e finalidades da instituição, centrado em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, segundo os diferentes perfis e missões institucionais. Está compreendida, na avaliação da instituição, a gestão, a responsabilidade e compromissos sociais e a formação acadêmica e profissional com vistas a repensar sua missão para o futuro; e

§ os sujeitos da avaliação são os conjuntos de professores, estudantes, técnico-administrativos e membros da comunidade externa, especialmente, convidados ou designados.

 

OBJETIVOS

 Respeitada a missão institucional, ainda segundo o documentoDiretrizes para a Auto-avaliação das Instituições, o processo de auto-avaliação tem dois objetivos centrais:

§ avaliar a instituição como uma totalidade integrada que permite a auto-análise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando a melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional, e

§ privilegiar o conceito da auto-avaliação e sua prática educativa para gerar, nos membros da comunidade acadêmica, autoconsciência de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.

 

OBJETIVOS OPERACIONAIS

O Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP tem como principais objetivos:

  • gerar conhecimento para a tomada de decisão dos dirigentes da instituição em relação à melhoria contínua de qualidade dos serviços de educação superior ofertados;
  • por em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição;
  • identificar as potencialidades da instituição e as possíveis causas dos seus problemas e pontos fracos;
  • aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo;
  • fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais;
  • tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade;
  • julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos;
  • prestar contas à sociedade sobre os serviços desenvolvidos.

A avaliação interna é um processo contínuo por meio do qual a instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.

Para tanto, o presente Programa de Avaliação Institucional busca sistematizar informações, analisar coletivamente os significados das realizações, desvendar formas de organização, administração e ação, identificar pontos fortes e potencialidades, bem como pontos fracos, e contribuir com estratégias de superação de problemas.

 

EQUIPE DE COORDENAÇÃO: A CPA

A Comissão Própria de Avaliação - CPA-IFSP é o órgão responsável pela implantação e desenvolvimento do Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.

 

Clique aqui para conhecer os membros da CPA.

  

ACESSE A DOCUMENTAÇÃO DA CPA:

 

Relatório parcial – 2012-2013

 

Membros da Comissão Própria de Avaliação

 

Regulamento CPA

 

Relatório CPA São Carlos 2013 parte 1

 

 

Relatório CPA São Carlos 2013 parte 2

 

Plano de Ações Setoriais 2014 

 

Relatório CPA 2014

 

Cronograma de Execução CPA 2015

 

Relatório CPA 2015