/ Histórico do Campus

Histórico do Campus

 

O campus São Carlos do Instituto Federal de São Paulo foi implantado a partir da transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) pela Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Está sediado na cidade de São Carlos-SP e teve autorização de funcionamento através da Portaria nº 1.008, de 29 de outubro de 2007, do Ministério da Educação, publicada no DOU de 30 de outubro de 2007.

Seu funcionamento ocorre por meio de uma parceria para utilização racional de recursos materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Prefeitura Municipal de São Carlos e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
Sediado nas dependências da UFSCar, em salas e laboratórios cedidos pela mesma, é o primeiro campus do IFSP que tem suas instalações dentro de um campus universitário. Sua sede própria, já em construção, permanecerá dentro do campus da UFSCar.


O campus São Carlos do IFSP iniciou suas atividades no dia 01 de agosto de 2008, com a presença da Reitora da UFSCar, Prof. Maria Stella, do Diretor Geral do CEFET-SP, Prof. Garabed Kenchian, do então Diretor da Unidade São Carlos, Prof. Carlos Roberto Matias, servidores da Unidade, convidados, pais e alunos do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, primeiro curso ofertado pela instituição. A aula inaugural do curso foi proferida pelo Prof. Cleber Silva de Oliveira, da Unidade Guarulhos, dia 02 de agosto de 2008.

 

Primeiras Turmas:

2008 – Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

2011 – Curso Técnico em Comércio

2012 – Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves

2012 – Curso Técnico Integrado de Informática para Internet, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

2013 – Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais

2014 – Curso de Especialização lato sensu em Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos Móveis

2015 – Curso Técnico em Qualidade


Atualmente, o campus São Carlos do Instituto Federal de São Paulo conta com aproximadamente 950 alunos matriculados, e uma perspectiva de crescimento e oferta de novos cursos, consolidando-se como um dos pilares fundamentais no desenvolvimento da educação profissional e tecnológica no Brasil.